terça-feira, 15 de julho de 2014

Aprendizagem significativa: apontamentos de leitura

Por Ernaldina Sousa Silva Rodrigues

Construímos significados cada vez que somos capazes de estabelecer relações substantivas entre o que aprendemos e o que já conhecemos.
Em termos piagetianos, poderíamos dizer que construímos significados integrando ou assimilando o novo material de aprendizagem aos esquemas que já possuímos de compreensão da realidade. O que empresta um significado ao material de aprendizagem é precisamente a sua assimilação, a sua inserção nesses esquemas prévios. A construção de significados implica igualmente uma acomodação, uma diversificação, um enriquecimento, uma maior interconexão dos esquemas prévios. Ao relacionar o que já sabíamos com o que estamos aprendendo, os esquemas de ação e de conhecimentos adquirem novas potencialidades como fonte futura de atribuição de significados. Nem sempre a aprendizagem é significativa, ou seja, nem sempre dá lugar à construção de significados.
Antes de tudo, é necessário que o novo material de aprendizagem, o conteúdo que vamos aprender, seja potencialmente significativo, ou melhor, seja suscetível de dar lugar à construção de significados. Para isto, deve cumprir duas condições: uma intrínseca ao próprio conteúdo de aprendizagem e outra relativa ao aluno que vai aprendê-lo particularmente.
O conteúdo deve possuir certa estrutura interna, certa lógica intrínseca, um significado em si mesmo, potencialmente significativo, uma significância lógica. Deve ser apresentado de tal maneira que a significância lógica fique amplamente realçada. É necessário que o conteúdo seja potencialmente significativo do ponto de vista psicológico (significância psicológica). Além disso, é favorável para aprender significativamente. Essa atitude para a aprendizagem significativa faz referência a uma intencionalidade do aluno para selecionar o novo material de aprendizagem com o que já conhece, com os conhecimentos adquiridos previamente, com os significados já construídos. A intervenção do professor é fator determinante para despertar e incrementar a motivação do aluno para aprender significativamente.
A aprendizagem significativa de um conteúdo qualquer implica inevitavelmente uma memorização compreensiva ( e não mecânica) à sua situação ou armazenamento numa rede mais ou menos ampla de significados.
A ênfase da aprendizagem significativa reside na existência de conhecimentos prévios pertinentes para o conteúdo a aprender, que dependem, naturalmente, em parte, da aptidão intelectual do aluno, mas também, e, sobretudo, das experiências prévias de aprendizagem, tanto escolares como extraescolares. As significações que o aluno constrói a partir do que lhe é ensinado dependem dos conhecimentos prévios que possua, da sua colocação com o novo material de aprendizagem e do sentido que atribui a este e à própria atividade de aprendizagem. A origem da intencionalidade com a qual os alunos abordam as atividades de aprendizagem ou a origem do sentido que atribuem à sua participação nas mesmas e sobre os processos psicológicos que intervêm em sua formação, podem estar na maneira como o professor apresenta a tarefa e, sobretudo, a interpretação que o aluno faz disso. Essa interpretação tem um caráter dinâmico, não vem dada de uma vez por todas, mas é forjada e modificada no próprio decorrer da atividade de aprendizagem.
Então, o sentido que os alunos atribuem a uma tarefa escolar e, consequentemente, os significados que podem construir a respeito estão determinados por seus conhecimentos, habilidades, capacidades ou experiências prévias, pela complexa dinâmica de intercâmbios comunicativos que se estabelecem em múltiplos níveis entre os participantes, entre os próprios alunos, e, especialmente, entre o professor e os alunos. Mediante o jogo dos processos psicossociológicos presentes na situação de ensino, ou seja, o jogo das apresentações mútuas, das expectativas que são geradas, dos comportamentos a que estas dão lugar, do intercâmbio de informações, do estabelecimento mais ou menos explícito e de consenso das regras ou normas de atuação, vai-se definindo progressiva e conjuntamente o contexto em cujo âmbito o aluno atribui um sentido ao que faz e constrói alguns significados, isto é, realiza algumas aprendizagens com um determinado grau de significância.
Entende-se que a aprendizagem significativa é a aprendizagem que o aluno leva a cabo a partir de uma análise externa e objetiva do que e do como lhe ensinamos e as interpretações subjetivas que o próprio aluno constrói e esse respeito.
Diante dessas constatações, o ensino deve exercer uma influência direta sobre a aprendizagem dos alunos. Estes devem ter contato com os conteúdos de aprendizagem para que possam descobrir, inventar ou construir significados correspondentes etc. Compreender esse processo é entender que o conceito de aprendizagem significativa é potencialmente heurístico como instrumento de análise e de reflexão psicopedagógica. Além disso, é preciso ponderar que os significados que os alunos constroem no decurso das atividades escolares correspondem a conteúdos que em sua maior parte são, de fato, criações culturais. Com efeito, praticamente todos os conteúdos que a educação escolar tenta veicular são formas culturais que os professores e os alunos já encontram em boa parte elaborados e definidos antes de iniciar o processo educacional.
Nessa perspectiva, a construção do conhecimento é orientada a compartilhar significados e sentidos, enquanto o ensino é um conjunto de atividades sistemáticas mediante as quais professor e aluno chegam a compartilhar parcelas progressivamente mais amplas de significados com relação aos conteúdos do currículo escolar.

Referência:
COLL, César. Significado e sentido na aprendizagem escolar. Reflexões em torno do conceito de aprendizagem significativa. In:_______. Aprendizagem significativa e construção do conhecimento/César Coll; trad. Emília de Oliveira Dihel. – Porto Alegre: Artmed, 1994, p. 152-166.

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