quinta-feira, 21 de março de 2013

Os três tipos de educação humana

Por Ernaldina Sousa Silva Rodrigues

A educação é base para a vida do ser humano. Significa processo e acompanha-nos durante toda a nossa vida. “Jamais pode se considerar completa, acompanha cada homem, cada mulher, desde o primeiro passo, a primeira palavra até o último suspiro.” (CODO, 1999, p. 39).

No processo de educação precisamos considerar a existência do espírito e sua relação com o corpo e com a mente. O espírito e o corpo são de naturezas distintas: uma, de origem divina; e a outra, da matéria. A mente é o elo entre a natureza espiritual e a matéria.

‘Abdul’l-Bahá (1975) assegura que a realidade do ser humano é constituída por três entidades: matéria ou corpo, mente ou intelecto e alma ou espírito humano.

Nesse sentido, o indivíduo é constituído de corpo, mente e espírito. Então, sua educação deve estar relacionada ao desenvolvimento dessas três bases.

Educação Material

A educação material trata do progresso e do desenvolvimento do corpo, através da aquisição de seu sustento, de seu conforto e bem-estar materiais. Esta educação é comum aos animais e ao homem. Trata da melhoria do bem estar físico, ou seja, dos cuidados com a saúde do corpo, dos hábitos de higiene e prevenção das doenças, alimentação correta, entre outras coisas.

Educação Humana

A educação humana significa civilização e progresso, ou seja: governo, administração, obras de caridade, profissões, artes, ofícios, ciências, grandes invenções e descobertas e instituições organizadas. Estas são atividades essenciais ao homem e o distinguem do animal, garantindo o sustento da pessoa.

Educação Espiritual

A educação espiritual consiste na aquisição das perfeições divinas... e educar a realidade humana a ponto de torná-la o centro das virtudes divinas: justiça, veracidade, benevolência, misericórdia... Consiste também em respeitar os direitos, servir à causa de Deus e se dedicar ao bem coletivo. Essa educação objetiva o conhecimento sobre a existência de Deus, o auto-conhecimento, as leis espirituais e o objetivo da criação. É essencial para o desenvolvimento de valores primordiais como: respeito por si próprio, gratidão, bondade, coragem, pureza, cortesia, generosidade, obediência, lealdade e tantos outros. Esse tipo de educação determina, em grande parte, o uso do conhecimento adquirido pela pessoa.

Os três tipos de educação são indispensáveis para a plena realização do ser humano e, conseqüentemente, para o progresso coletivo e social. A educação possibilita à pessoa a obtenção de uma estrutura física perfeita, uma mente iluminada e um espírito purificado.

No processo educacional, antes de tudo, é fundamental a formação do bom caráter e o refinamento das atitudes. De nada adianta a pessoa dominar os instrumentos do conhecimento e praticar atos desonestos que prejudicam a população, como, por exemplo, o caso de alguns políticos. O fracasso para educar o espírito humano, e a negligência no desenvolvimento do caráter, contribuíram para o surgimento ou continuidade de vários problemas sociais, aparentemente sem solução.

No processo de educação devemos lembrar que o corpo e a mente são instrumentos para atrair e aperfeiçoar o espírito. Não é possível pensar um tipo de educação separada da outra, pois, a rigor, possuem um imbricamento lógico. Na realidade, eles são interdependentes e se interagem.

Assim, a educação material, sozinha, não se sustenta.

Bibliografia básica:

‘Abdul’l-Bahá. O Esplendor da Verdade. Editora Bahá’í, Rio de Janeiro, 1975.
CODO, Wanderley (coordenador). Educação: Carinho e Trabalho. In: CODO, Wanderley; VASQUES-MENEZES, Iône. Educar, educador. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 37-47, 1999.
SHERAFAT, Felora Daliri. Sabedoria, é a luz que guia. Mogi Mirim-SP: Editora Planeta Paz, 2002.

Publicado em zildoposwar.blogspot.com.br. em 25 dezembro 2008.
Publicado em  ernaldina.xpg.uol.com.br/os-tres-tipos-de-educacao-humana.html. em 24/02/2012.

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