Em 9 de janeiro de 2001, no governo do então presidente Fernando
Henrique Cardoso, foi sancionada a Lei nº 10172, responsável pela
aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE). Tal documento, criado a
cada dez anos, traça diretrizes e metas para a educação em nosso país,
com o intuito de que estas sejam cumpridas até o fim desse prazo.
O primeiro PNE foi elaborado em 1996, para vigorar entre os anos de
2001 a 2010. Além de possuir diversas metas, dificultando o foco em
questões primordiais, estas não eram mensuráveis e não apresentavam, por
exemplo, punições para aqueles que não cumprissem o que foi
determinado. Além disso, algumas questões importantes foram vetadas pela
presidência, como o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) direcionado
para a educação, em 3%, em razão das dificuldades econômicas vigentes no
segundo mandato do presidente em exercício; e a responsabilidade pela
educação, mesmo a pública, foi colocada como uma tarefa de todos,
descentralizando a responsabilidade do Estado quanto a isso – embora tal
descentralização não tenha ocorrido, por exemplo, no que tange às
decisões, que poderiam ser compartilhadas considerando as pontuações e
vontade dos diversos segmentos sociais do nosso país. Aliás, é válido
frisar que a lei referida no primeiro parágrafo deste artigo foi
originada a partir da pressão social de várias entidades,
predominantemente constituídas por educadores, profissionais da
educação, pais de alunos e estudantes.
No que se refere ao novo PNE, que contempla os anos de 2011 a 2020, seu
projeto de lei foi enviado pelo governo federal ao Congresso em 15 de
dezembro de 2010. Este documento é mais sucinto, e também quantificável
por estatísticas, podendo facilitar a sua execução e também
fiscalização. Tal fato também permite com que ele seja discutido nas
escolas, aumentando as chances de seus objetivos serem, de fato,
compreendidos e também alcançados.
Suas diretrizes são as seguintes:
I - erradicação do analfabetismo;
II - universalização do atendimento escolar;
III - superação das desigualdades educacionais;
IV - melhoria da qualidade do ensino;
V - formação para o trabalho;
VI - promoção da sustentabilidade socioambiental;
VII - promoção humanística, científica e tecnológica do País;
VIII - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto;
IX - valorização dos profissionais da educação;
X - difusão dos princípios da equidade, do respeito à diversidade e a gestão democrática da educação.
II - universalização do atendimento escolar;
III - superação das desigualdades educacionais;
IV - melhoria da qualidade do ensino;
V - formação para o trabalho;
VI - promoção da sustentabilidade socioambiental;
VII - promoção humanística, científica e tecnológica do País;
VIII - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto;
IX - valorização dos profissionais da educação;
X - difusão dos princípios da equidade, do respeito à diversidade e a gestão democrática da educação.
Quanto às metas, são elas:
Meta 1: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar
da população de 4 e 5 anos, e ampliar, até 2020, a oferta de educação
infantil de forma a atender 50% da população de até 3 anos.
Meta 2: Universalizar o ensino fundamental de nove anos para toda população de 6 a 14 anos.
Meta 3: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar
para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até 2020, a taxa líquida
de matrículas no ensino médio para 85%, nessa faixa etária.
Meta 4: Universalizar, para a população de 4 a 17 anos,
o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos
globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede
regular de ensino.
Meta 5: Alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os oito anos de idade.
Meta 6: Oferecer educação em tempo integral em 50% das escolas públicas de educação básica.
Meta 7: Atingir as seguintes médias nacionais para o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica):
IDEB | 2011 | 2013 | 2015 | 2017 | 2019 | 2021 |
Anos iniciais do ensino fundamental | 4,6 | 4,9 | 5,2 | 5,5 | 5,7 | 6,0 |
Anos finais do ensino fundamental | 3,9 | 4,4 | 4,7 | 5,0 | 5,2 | 5,5 |
Ensino médio | 3,7 | 3,7 | 4,3 | 4,7 | 5,0 | 5,2 |
Meta 8: Elevar a escolaridade média da população de 18 a
24 anos de modo a alcançar mínimo de 12 anos de estudo para as
opulações do campo, da região de menor escolaridade no país e dos 25%
mais pobres, bem como igualar a escolaridade média entre negros e não
negros, com vistas à redução da desigualdade educacional.
Meta 9: Elevar a taxa de alfabetização da população com
15 anos ou mais para 93,5% até 2015 e erradicar, até 2020, o
analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo
funcional.
Meta 10: Oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de
educação de jovens e adultos na forma integrada à educação profissional
nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.
Meta 11: Duplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta.
Meta 12: Elevar a taxa bruta de matrícula na educação
superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24
anos, assegurando a qualidade da oferta.
Meta 13: Elevar a qualidade da educação superior pela
ampliação da atuação de mestres e doutores nas instituições de educação
superior para 75%, no mínimo, do corpo docente em efetivo exercício,
sendo, do total, 35% doutores.
Meta 14: Elevar gradualmente o número de matrículas na
pós-graduação stricto sensu de modo a atingir a titulação anual de 60
mil mestres e 25 mil doutores.
Meta 15: Garantir, em regime de colaboração entre a
União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, que todos os
professores da educação básica possuam formação específica de nível
superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que
atuam.
Meta 16: Formar 50% dos professores da educação básica
em nível de pós-graduação lato e stricto sensu, garantir a todos
formação continuada em sua área de atuação.
Meta 17: Valorizar o magistério público da educação
básica a fim de aproximar o rendimento médio do profissional do
magistério com mais de onze anos de escolaridade do rendimento médio dos
demais profissionais com escolaridade equivalente.
Meta 18: Assegurar, no prazo de dois anos, a existência
de planos de carreira para os profissionais do magistério em todos os
sistemas de ensino.
Meta 19: Garantir, mediante lei específica aprovada no
âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, a nomeação
comissionada de diretores de escola vinculada a critérios técnicos de
mérito e desempenho e à participação da comunidade escolar.
Meta 20: Ampliar progressivamente o investimento
público em educação até atingir, no mínimo, o patamar de 7% do produto
interno bruto do país.
Vale lembrar que todas essas metas apresentam alguns subitens, referentes às estratégias de ação.
Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Brasil Escola
Fonte: http://educador.brasilescola.com/politica-educacional/plano-nacional-educacao-pne.htm
Obs.: O Plano Nacional de Educação (PNE) foi sancionado pela Presidente Dilma Rousseff no dia 25 de junho de 2014, depois de três anos e meio tramitando no Congresso Nacional.
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