Por Ernaldina Sousa Silva Rodrigues
Construímos significados cada vez que somos capazes de
estabelecer relações substantivas entre o que aprendemos e o que já conhecemos.
Em termos piagetianos, poderíamos dizer que construímos
significados integrando ou assimilando o novo material de aprendizagem aos
esquemas que já possuímos de compreensão da realidade. O que empresta um
significado ao material de aprendizagem é precisamente a sua assimilação, a sua
inserção nesses esquemas prévios. A construção de significados implica
igualmente uma acomodação, uma diversificação, um enriquecimento, uma maior interconexão
dos esquemas prévios. Ao relacionar o que já sabíamos com o que estamos
aprendendo, os esquemas de ação e de conhecimentos adquirem novas
potencialidades como fonte futura de atribuição de significados. Nem sempre a
aprendizagem é significativa, ou seja, nem sempre dá lugar à construção de
significados.
Antes de tudo, é necessário que o novo material de
aprendizagem, o conteúdo que vamos aprender, seja potencialmente significativo,
ou melhor, seja suscetível de dar lugar à construção de significados. Para isto,
deve cumprir duas condições: uma intrínseca ao próprio conteúdo de aprendizagem
e outra relativa ao aluno que vai aprendê-lo particularmente.
O conteúdo deve possuir certa estrutura interna, certa
lógica intrínseca, um significado em si mesmo, potencialmente significativo,
uma significância lógica. Deve ser apresentado de tal maneira que a
significância lógica fique amplamente realçada. É necessário que o conteúdo
seja potencialmente significativo do ponto de vista psicológico (significância
psicológica). Além disso, é favorável para aprender significativamente. Essa
atitude para a aprendizagem significativa faz referência a uma intencionalidade
do aluno para selecionar o novo material de aprendizagem com o que já conhece,
com os conhecimentos adquiridos previamente, com os significados já
construídos. A intervenção do professor é fator determinante para despertar e incrementar
a motivação do aluno para aprender significativamente.
A aprendizagem significativa de um conteúdo qualquer implica
inevitavelmente uma memorização compreensiva ( e não mecânica) à sua situação
ou armazenamento numa rede mais ou menos ampla de significados.
A ênfase da aprendizagem significativa reside na existência
de conhecimentos prévios pertinentes para o conteúdo a aprender, que dependem,
naturalmente, em parte, da aptidão intelectual do aluno, mas também, e,
sobretudo, das experiências prévias de aprendizagem, tanto escolares como
extraescolares. As significações que o aluno constrói a partir do que lhe é
ensinado dependem dos conhecimentos prévios que possua, da sua colocação com o
novo material de aprendizagem e do sentido que atribui a este e à própria
atividade de aprendizagem. A origem da intencionalidade com a qual os alunos
abordam as atividades de aprendizagem ou a origem do sentido que atribuem à sua
participação nas mesmas e sobre os processos psicológicos que intervêm em sua
formação, podem estar na maneira como o professor apresenta a tarefa e,
sobretudo, a interpretação que o aluno faz disso. Essa interpretação tem um
caráter dinâmico, não vem dada de uma vez por todas, mas é forjada e
modificada no próprio decorrer da atividade de aprendizagem.
Então, o sentido que os alunos atribuem a uma tarefa escolar
e, consequentemente, os significados que podem construir a respeito estão
determinados por seus conhecimentos, habilidades, capacidades ou experiências
prévias, pela complexa dinâmica de intercâmbios comunicativos que se
estabelecem em múltiplos níveis entre os participantes, entre os próprios alunos,
e, especialmente, entre o professor e os alunos. Mediante o jogo dos processos
psicossociológicos presentes na situação de ensino, ou seja, o jogo das
apresentações mútuas, das expectativas que são geradas, dos comportamentos a
que estas dão lugar, do intercâmbio de informações, do estabelecimento mais ou
menos explícito e de consenso das regras ou normas de atuação, vai-se definindo
progressiva e conjuntamente o contexto em cujo âmbito o aluno atribui um
sentido ao que faz e constrói alguns significados, isto é, realiza algumas
aprendizagens com um determinado grau de significância.
Entende-se que a aprendizagem significativa é a aprendizagem
que o aluno leva a cabo a partir de uma análise externa e objetiva do que e do
como lhe ensinamos e as interpretações subjetivas que o próprio aluno constrói
e esse respeito.
Diante dessas constatações, o ensino deve exercer uma
influência direta sobre a aprendizagem dos alunos. Estes devem ter contato com os
conteúdos de aprendizagem para que possam descobrir, inventar ou construir
significados correspondentes etc. Compreender esse processo é entender que o
conceito de aprendizagem significativa é potencialmente heurístico como
instrumento de análise e de reflexão psicopedagógica. Além disso, é preciso
ponderar que os significados que os alunos constroem no decurso das atividades escolares
correspondem a conteúdos que em sua maior parte são, de fato, criações culturais.
Com efeito, praticamente todos os conteúdos que a educação escolar tenta
veicular são formas culturais que os professores e os alunos já encontram em
boa parte elaborados e definidos antes de iniciar o processo educacional.
Nessa
perspectiva, a construção do conhecimento é orientada a compartilhar
significados e sentidos, enquanto o ensino é um conjunto de atividades sistemáticas
mediante as quais professor e aluno chegam a compartilhar parcelas
progressivamente mais amplas de significados com relação aos conteúdos do
currículo escolar.
Referência:
COLL, César. Significado e sentido na aprendizagem escolar.
Reflexões em torno do conceito de aprendizagem significativa. In:_______. Aprendizagem significativa e construção do conhecimento/César Coll;
trad. Emília de Oliveira Dihel. – Porto Alegre: Artmed, 1994, p. 152-166.
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