Dezembro/2014
Mosaico | Edição 212Salários mais altos para professores influenciam resultados dos alunos
Escola em Nova York combinou valorização docente e mudança no currículo escolar para melhorar desempenho dos estudantes
Marina Kuzuyabu
Quando foi inaugurada, em 2008, a charter school The Equity Project
(TEP) causou um alvoroço não só em Manhattan, onde está localizada, mas
em todo Estados Unidos. O motivo de tantos comentários e matérias na
imprensa foi o salário dos professores: US$ 125 mil por ano, além de
benefícios e eventuais bônus após dois anos de serviço. Para comparação,
a média do salário pago nas escolas públicas de Nova York gira em torno
de US$ 64 mil e US$ 75 mil por ano. Os altos salários - pagos a
professores com no mínimo seis anos de experiência -, combinados a uma
mudança no currículo, que passou a abrigar aulas diárias de educação
física e música, configuraram uma aposta da administração para melhorar o
desempenho dos alunos. Quatro anos depois, apareceram os primeiros
resultados. Compilados por uma consultoria independente, a Mathematica
Policy Research, os dados mostram que os estudantes tiveram uma melhora
em matemática e em língua inglesa. Em comparação com os alunos de
escolas vizinhas de mesma condição socioeconômica, eles demonstraram um
grau de conhecimento em matemática equivalente a um ano e meio a mais de
estudos e de quase um ano em língua inglesa. Porém, somente 43% dos
alunos do 8º ano passaram no exame estadual de matemática. Embora a
média seja de 26%, o estudo aponta que são necessários avanços ainda
mais substanciais.
Fonte: <http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/212/salarios-mais-altos-para-professores-influencia-resultados-dos-alunos-335284-1.asp>
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