terça-feira, 6 de agosto de 2013

Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente: apontamentos de leitura



Por Ernaldina Sousa Silva Rodrigues

Dario Fiorentini é Professor da Faculdade de Educação – FE da Unicamp. Escreveu o texto Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? que faz parte do livro Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Ele discute o significado do termo colaboração e aborda algumas contribuições no sentido de minimizar a dispersão semântica desse termo.

Nesse sentido, o autor realiza o mapeamento das diferentes modalidades ou sentidos de trabalho coletivo, destacando o trabalho cooperativo e colaborativo, a pesquisa colaborativa e a pesquisa-ação na visão de Andy Hargreaves, Hall e Wallace, Boavida e Ponte.

Descreve alguns aspectos característicos e constitutivos do trabalho colaborativo e de sua dinâmica e relevância no desenvolvimento profissional dos professores. Destaca a voluntariedade, identidade e espontaneidade, a liderança compartilhada ou co-responsabilidade, o apoio e o respeito mútuo como aspectos do trabalho colaborativo.

Apresenta e ilustra de forma metodológica os sentidos da pesquisa relacionados às práticas e aos grupos colaborativos e algumas considerações sobre a pesquisa-ação.

Dario Fiorentini apresenta a sistematização de processos de trabalho colaborativo e pesquisa colaborativa tendo como referência sua própria experiência e estudos na formação inicial e continuada de professores de Matemática, buscando a compreensão dessas dinâmicas colaborativas.

Discute de forma clara e coerente formas de trabalho coletivo pensado e ensinado na mediação com o outro. Esboça uma metodologia do trabalho coletivo e desafiante para o professor e para as pessoas que lidam com educação. Essa atividade implica parceria e trabalho conjunto na escola com o apoio de outras instituições. Nesse processo, o professor se torna protagonista de seu trabalho de modo voluntário e compartilhado na reflexão teórico-prática discutindo e produzindo saberes. O trabalho e o fruto do trabalho são coletivos.

O texto esboça uma importante contribuição ao entendimento da questão da pesquisa colaborativa, tornando-se uma leitura imprescindível a todos as pessoas engajadas na formação de professores. A leitura também é recomendada aos estudantes de pedagogia e especialistas da área de educação.

Referência:

FIORENTINI, Dario. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: BORBA, Marcelo de Carvalho & ARAÚJO, Jussara de Loiola (Orgs). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Autêntica, Belo Horizonte, 2004.

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