Por Ernaldina Sousa Silva Rodrigues
Dario
Fiorentini é Professor da Faculdade de Educação – FE da Unicamp. Escreveu o
texto Pesquisar práticas colaborativas ou
pesquisar colaborativamente? que faz parte do livro Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Ele discute o
significado do termo colaboração e aborda algumas contribuições no sentido de
minimizar a dispersão semântica desse termo.
Nesse
sentido, o autor realiza o mapeamento das diferentes modalidades ou sentidos de
trabalho coletivo, destacando o trabalho cooperativo e colaborativo, a pesquisa
colaborativa e a pesquisa-ação na visão de Andy
Hargreaves, Hall e Wallace, Boavida e Ponte.
Descreve
alguns aspectos característicos e constitutivos do trabalho colaborativo e de
sua dinâmica e relevância no desenvolvimento profissional dos professores.
Destaca a voluntariedade, identidade e espontaneidade, a liderança
compartilhada ou co-responsabilidade, o apoio e o respeito mútuo como aspectos
do trabalho colaborativo.
Apresenta
e ilustra de forma metodológica os sentidos da pesquisa relacionados às
práticas e aos grupos colaborativos e algumas considerações sobre a
pesquisa-ação.
Dario
Fiorentini apresenta a sistematização de processos de trabalho colaborativo e
pesquisa colaborativa tendo como referência sua própria experiência e estudos
na formação inicial e continuada de professores de Matemática, buscando a
compreensão dessas dinâmicas colaborativas.
Discute
de forma clara e coerente formas de trabalho coletivo pensado e ensinado na
mediação com o outro. Esboça uma metodologia do trabalho coletivo e desafiante
para o professor e para as pessoas que lidam com educação. Essa atividade
implica parceria e trabalho conjunto na escola com o apoio de outras
instituições. Nesse processo, o professor se torna protagonista de seu trabalho
de modo voluntário e compartilhado na reflexão teórico-prática discutindo e
produzindo saberes. O trabalho e o fruto do trabalho são coletivos.
O
texto esboça uma importante contribuição ao entendimento da questão da pesquisa
colaborativa, tornando-se uma leitura imprescindível a todos as pessoas
engajadas na formação de professores. A leitura também é recomendada aos
estudantes de pedagogia e especialistas da área de educação.
Referência:
FIORENTINI,
Dario. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: BORBA, Marcelo de Carvalho &
ARAÚJO, Jussara de Loiola (Orgs).
Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Autêntica, Belo Horizonte, 2004.
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