Por Ernaldina Sousa Silva
Rodrigues
No livro Saberes docentes e formação profissional,
o Capítulo 1, intitulado Os professores
diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente, Maurice
Tardif apresenta a problemática acerca do saber docente.
O texto aborda
inicialmente algumas considerações sobre a situação do corpo docente em relação
aos saberes. Traça a lógica da produção fabril dos saberes que enfatiza a
produção de novos conhecimentos, enfocando a separação entre pesquisa e ensino.
Para demonstrar
que o grupo social de professores ocupa uma posição social estratégica tão
importante quanto a comunidade científica, o autor traça o panorama dos
processos de formação e de aprendizagem elaborados socialmente para transmissão
e produção de saberes.
Identifica e
define os saberes presentes na prática docente. Aborda as relações que os
professores estabelecem com os saberes oriundos da formação profissional,
disciplinares, curriculares e experienciais. Mostra que os saberes constituem a
prática do professor, conferindo status
de prática erudita e aparentemente desprovida de um saber específico.
Porém, ressalta
que, mesmo ocupando um espaço estrategicamente tão importante quanto a
comunidade científica no campo de saberes, os professores não gozam de
prestígio análogo e o seu saber é socialmente desvalorizado.
Tardif afirma
que a relação dos professores com os saberes é ambígua e pontua alguns
elementos que explicam a ambiguidade dessa relação.
Finalmente
discuti o status particular que os
professores conferem aos saberes experienciais, baseando-se em pesquisa
realizada. Os saberes práticos constituem os fundamentos da prática e da
competência profissional.
O autor mostra
ainda diversas situações em que os saberes experienciais adquirem objetividade
e validam os docentes como um prático e formador profissional. Sugere, assim, a
criação de uma nova profissionalidade entre os professores de nível primário e
secundário.
No capítulo 7, Saberes profissionais dos professores e
conhecimentos universitários. Elementos
para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas
consequências para a formação docente, inicialmente, o autor faz uma breve
descrição da atual conjuntura social na qual vem se desenvolvendo o movimento
de profissionalização do ensino, explicitando as principais características do
conhecimento profissional e a crise do profissionalismo e das profissões.
Define a
epistemologia da prática profissional, especificando algumas consequências
dessa definição para a pesquisa sobre o ensino e algumas características dos
saberes profissionais segundo essa definição. Mostra como a epistemologia da
prática se aplica à análise do saber dos professores e que tipos de resultados
de pesquisa é suscetível de produzir.
Identifica
algumas consequências da análise da prática profissional em relação aos
programas de formação para o magistério, aos dispositivos de formação e às
práticas profissionais dos formadores de professores.
Os textos de
Tardif focalizam essencialmente os saberes docentes, sua gênese, composição,
utilidade e validade de forma lógica, coerente e que valida os argumentos
empregados.
As
possibilidades levantadas pelo autor no intuito de reconstruir os fundamentos
epistemológicos da profissão são realmente promissoras e podem gerar
consequências positivas para o ensino. Realmente, concordo com o autor, não é
fácil teorizar a nossa prática e, sobretudo, formalizar os nossos saberes. Mas
não é impossível. É um desafio que necessita de disposição, sensibilidade,
parcerias dos professores, de reforma no ensino e de uma consciência crítica a
respeito da epistemologia da prática docente.
O texto é útil e
deve fazer parte das discussões de todos os profissionais que lidam na área de
educação.
Referência
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional.
Petrópolis, Editora Vozes, 2002, Caps 1 e 7.
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