terça-feira, 13 de agosto de 2013

Saberes Docentes e Formação Profissional: apontamentos de leitura



Por Ernaldina Sousa Silva Rodrigues

No livro Saberes docentes e formação profissional, o Capítulo 1, intitulado Os professores diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente, Maurice Tardif apresenta a problemática acerca do saber docente. 

O texto aborda inicialmente algumas considerações sobre a situação do corpo docente em relação aos saberes. Traça a lógica da produção fabril dos saberes que enfatiza a produção de novos conhecimentos, enfocando a separação entre pesquisa e ensino.

Para demonstrar que o grupo social de professores ocupa uma posição social estratégica tão importante quanto a comunidade científica, o autor traça o panorama dos processos de formação e de aprendizagem elaborados socialmente para transmissão e produção de saberes. 

Identifica e define os saberes presentes na prática docente. Aborda as relações que os professores estabelecem com os saberes oriundos da formação profissional, disciplinares, curriculares e experienciais. Mostra que os saberes constituem a prática do professor, conferindo status de prática erudita e aparentemente desprovida de um saber específico.

Porém, ressalta que, mesmo ocupando um espaço estrategicamente tão importante quanto a comunidade científica no campo de saberes, os professores não gozam de prestígio análogo e o seu saber é socialmente desvalorizado. 

Tardif afirma que a relação dos professores com os saberes é ambígua e pontua alguns elementos que explicam a ambiguidade dessa relação.

Finalmente discuti o status particular que os professores conferem aos saberes experienciais, baseando-se em pesquisa realizada. Os saberes práticos constituem os fundamentos da prática e da competência profissional. 

O autor mostra ainda diversas situações em que os saberes experienciais adquirem objetividade e validam os docentes como um prático e formador profissional. Sugere, assim, a criação de uma nova profissionalidade entre os professores de nível primário e secundário.

No capítulo 7, Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências para a formação docente, inicialmente, o autor faz uma breve descrição da atual conjuntura social na qual vem se desenvolvendo o movimento de profissionalização do ensino, explicitando as principais características do conhecimento profissional e a crise do profissionalismo e das profissões. 

Define a epistemologia da prática profissional, especificando algumas consequências dessa definição para a pesquisa sobre o ensino e algumas características dos saberes profissionais segundo essa definição. Mostra como a epistemologia da prática se aplica à análise do saber dos professores e que tipos de resultados de pesquisa é suscetível de produzir.

Identifica algumas consequências da análise da prática profissional em relação aos programas de formação para o magistério, aos dispositivos de formação e às práticas profissionais dos formadores de professores. 

Os textos de Tardif focalizam essencialmente os saberes docentes, sua gênese, composição, utilidade e validade de forma lógica, coerente e que valida os argumentos empregados.

As possibilidades levantadas pelo autor no intuito de reconstruir os fundamentos epistemológicos da profissão são realmente promissoras e podem gerar consequências positivas para o ensino. Realmente, concordo com o autor, não é fácil teorizar a nossa prática e, sobretudo, formalizar os nossos saberes. Mas não é impossível. É um desafio que necessita de disposição, sensibilidade, parcerias dos professores, de reforma no ensino e de uma consciência crítica a respeito da epistemologia da prática docente. 

O texto é útil e deve fazer parte das discussões de todos os profissionais que lidam na área de educação.

Referência 

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, Editora Vozes, 2002, Caps 1 e 7.

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