terça-feira, 8 de outubro de 2013

Ações e reflexões sobre o ensino e aprendizagem na formação de professores: apontamentos de leitura

Por Ernaldina Sousa Silva Rodrigues



Roseli Pacheco Schnetzler é professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP e Dalva E. Gonçalves Rosa é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás – UFG.

O texto apresenta o resultado de uma análise feita pelas autoras nos textos produzidos por um grupo de 12 formadores de professores, de diferentes áreas do conhecimento, integrantes da Disciplina Necessidades Formativas de Professores, do Programa de Pós-graduação em Educação, que abordou a temática do professor reflexivo.

As autoras partem da docência e da investigação como principais funções desenvolvidas pelos professores universitários, apontando a investigação e a publicação como atividades preferidas desses professores. Ressaltam, contudo, a dicotomia existente entre investigação e docência que valoriza a atividade de investigação e produção científica e reduz o valor do ensino.

Enfatizam a necessidade de destacar e resgatar a importância e a responsabilidade social da atuação profissional do professor universitário, principalmente quando inserido na formação de futuros professores. Nesse sentido, assinalam a falta de integração e associação das disciplinas de conteúdo científicos e de conteúdo pedagógico na grade curricular dos cursos de licenciatura.

Destacam os ranços do processo de escolarização que acompanham os futuros professores e a visão simplista em que concebem o ato de ensinar reforçada pela racionalidade técnica. Sendo assim, o professor precisa dominar o conteúdo científico e as disciplinas pedagógicas de sua área de atuação e possibilitar a “transposição didática”.

Desse modo, as autoras destacam a contribuição de Zeichner (1993) que explicita a responsabilidade que formadores de professores têm no sentido de ajudar os futuros professores na ação reflexiva sobre o ato de ensinar. Essa responsabilidade perpassa mudança de postura, de atitude.

Fazem um exame das cinco características básicas atribuídas ao professor reflexivo e das quatro  tradições da prática de formação de professores: tradição acadêmica, de eficiência social, desenvolvimentista e reconstrucionista social  apontadas por Zeichner, para analisar as narrativas dos sujeitos da pesquisa conduzida pelas referidas autoras.

A partir dessas contribuições, as autoras analisaram 12 textos produzidos por formadores de professores aos quais foi proposta a tarefa de descrever e analisar suas respectivas práticas pedagógicas, respondendo à questão “ por que ensino como ensino?” Com essa proposta, buscaram verificar se tais formadores julgavam-se reflexivos (ou não) em suas ações docentes.

Descrevem o contexto da investigação, o perfil e os resultados da análise dos sujeitos, os processos de construção e análise de dados.

Como resultados, apontaram “a ausência de espaços na universidade que viabilizem a discussão e a reflexão sobre as questões do cotidiano do processo de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação”, com ênfase nos cursos de formação de professores.

As autoras propõem a realização de projetos de parcerias entre as diferentes área de conhecimento específico e as disciplinas pedagógicas, além da criação de grupos de reflexão na formação de futuros professores.

Referência:


SCHNETZLER, R.P e ROSA, Dalva E.G. Ações e reflexões sobre o ensino e aprendizagem na formação de professores. Anais do Xendipe, Rio de Janneiro, 2000.

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