Por Ernaldina Sousa
Silva Rodrigues
Donald Schön foi Professor de
Estudos Urbanos e Educação no Instituto de Tecnologia de Massachusets.
Formou-se em Filosofia em 1951, na Universidade de Gale, é mestre (1952) e
Ph.D. (1955) em Filosofia pela Universidade de Harvard.
Schön, crítico da Racionalidade
Técnica, não foi um pesquisador preocupado com o professor. Trabalhava no
Instituto Tecnológico de Massachusets. Frequentava reuniões de arquitetos e
começou a observar como os profissionais resolviam seus problemas técnicos.
O autor ressalta a distância
existente entre a concepção do conhecimento profissional dominante nas escolas
e as atuais competências exigidas dos profissionais no campo de aplicação. O
currículo profissional não é capaz de preparar os estudantes para a atuação
competente em zonas incertas da prática. Toda situação prática é incerta,
conflituosa. Ela não se encaixa na previsibilidade que a racionalidade técnica
impõe. Não existe teoria que dê conta dos problemas da escola.
A questão é: os conceitos
dominantes da educação profissional poderão construir um currículo adequado aos
universos complexos, instáveis, incertos e conflituosos da prática?
Baseada na distância existente
entre faculdade e local de trabalho, entre pesquisa e prática, a crise de
confiança nas profissões e suas escolas está enraizada na epistemologia
dominante.
Com que competência, então, os
profissionais dão conta de zonas indeterminadas da prática na questão do
relacionamento entre competência profissional e conhecimento profissional?
O autor aponta o “talento
artístico” como inerente à prática dos profissionais. Então, como se manifesta
o talento artístico profissional? Como as pessoas o adquirem para lidar com as
zonas indeterminadas da prática?
No Capítulo 2, o autor parte do
ateliê de projetos de arquitetura para tratar de temas sobre a atividade de projeto como uma forma de
talento artístico; tarefas e dilemas fundamentais de um ateliê de projetos;
diálogo entre estudante e instrutor; formas de diálogo; instrutor e estudante
como praticantes do conhecimento profissional;, instrução do talento artístico e
os obstáculos da aprendizagem. Esboça, assim, as principais características
de um ensino prático reflexivo, aplicável à educação, para o talento artístico
em outras profissões.
O “talento artístico”
profissional refere-se aos tipos de competência de conhecer-na-ação e de
reflexão na ação.
O conhecer-na-ação é um tipo de
conhecimento tácito e espontâneo, sem deliberação consciente. Na ação, as
situações se apresentam de forma inesperada, gerando a surpresa. Essa surpresa
leva à reflexão dentro do presente-da-ação. A reflexão é consciente, ainda que
não precise ocorrer por meio de palavras. A reflexão-na-ação surge, então, por
meio de situações surpresas e inesperadas e tem uma função crítica,
questionando a estrutura de pressupostos de conhecer-na-ação. A reflexão-na-ação
tem uma imediata significação para a ação.
O conhecer-na-ação e a
reflexão-na-ação fazem parte de um processo que pode ser desenvolvido sem que se precise
dizer que se está fazendo.
Nesse processo, o profissional
desenvolve o talento artístico reflexivo, construindo o ensino prático
reflexivo.
Os textos em si desenvolvem
uma visão geral do “ensino prático reflexivo” voltado para ajudar os estudantes
a adquirirem os tipos de talento artístico, conhecer-na-ação e
reflexão-na-ação, essenciais para a competência em zonas indeterminadas da
prática. O autor argumenta que as escolas profissionais devem repensar tanto a
epistemologia da prática quanto os pressupostos pedagógicos sobre as quais seus
currículos estão baseados e devem adaptar suas instituições para acomodar o
ensino prático reflexivo como um elemento-chave da educação profissional.
Os estudos de Schön valorizam o
conhecimento tácito do profissional, fazendo-o refletir sobre o por quê ensina como ensina. Ressalta a
necessidade de se resgatar o aspecto intuitivo do profissional quando enfrenta
situações conflituosas e incertas.
As contribuições de Schön
baseiam-se em desenvolver uma crítica ao modelo da racionalidade técnica e uma
reflexão sobre a racionalidade prática.
Com esses estudos, Schön nos convida a desenvolver e a
aprofundar, de forma crítica, a construção do conhecimento de nossa área de
atuação.
Referência:
SCHÖN, Donald A . Preparando os Profissionais para as Demandas da prática e Ensinando o Talento Artístico Através da Reflexão-na-Ação. In: _______. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre, Artmed Editora, 2000, caps. 1 e 2.
SCHÖN, Donald A . Preparando os Profissionais para as Demandas da prática e Ensinando o Talento Artístico Através da Reflexão-na-Ação. In: _______. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre, Artmed Editora, 2000, caps. 1 e 2.
Dona da postagem, por acaso você tem esse livro em PDF para me passar?
ResponderExcluir