terça-feira, 26 de novembro de 2013

Preparando os Profissionais para as Demandas da prática e Ensinando o Talento Artístico Através da Reflexão-na-Ação: apontamentos de leitura

Por Ernaldina Sousa Silva Rodrigues

Os textos: Preparando os Profissionais para as Demandas da prática e Ensinando o Talento Artístico Através da Reflexão-na-Ação são capítulos do livro Educando o Professor Reflexivo de Donald Schön.

Donald Schön foi Professor de Estudos Urbanos e Educação no Instituto de Tecnologia de Massachusets. Formou-se em Filosofia em 1951, na Universidade de Gale, é mestre (1952) e Ph.D. (1955) em Filosofia pela Universidade de Harvard.

Schön, crítico da Racionalidade Técnica, não foi um pesquisador preocupado com o professor. Trabalhava no Instituto Tecnológico de Massachusets. Frequentava reuniões de arquitetos e começou a observar como os profissionais resolviam seus problemas técnicos.

Partindo da crise de confiança no conhecimento e na educação profissional, instala-se o dilema entre a racionalidade técnica e a relevância de se considerar as zonas indeterminadas da prática.

O autor ressalta a distância existente entre a concepção do conhecimento profissional dominante nas escolas e as atuais competências exigidas dos profissionais no campo de aplicação. O currículo profissional não é capaz de preparar os estudantes para a atuação competente em zonas incertas da prática. Toda situação prática é incerta, conflituosa. Ela não se encaixa na previsibilidade que a racionalidade técnica impõe. Não existe teoria que dê conta dos problemas da escola.

A questão é: os conceitos dominantes da educação profissional poderão construir um currículo adequado aos universos complexos, instáveis, incertos e conflituosos da prática?

Baseada na distância existente entre faculdade e local de trabalho, entre pesquisa e prática, a crise de confiança nas profissões e suas escolas está enraizada na epistemologia dominante.

Com que competência, então, os profissionais dão conta de zonas indeterminadas da prática na questão do relacionamento entre competência profissional e conhecimento profissional?

O autor aponta o “talento artístico” como inerente à prática dos profissionais. Então, como se manifesta o talento artístico profissional? Como as pessoas o adquirem para lidar com as zonas indeterminadas da prática?

No Capítulo 2, o autor parte do ateliê de projetos de arquitetura para tratar de temas sobre a atividade de projeto como uma forma de talento artístico; tarefas e dilemas fundamentais de um ateliê de projetos; diálogo entre estudante e instrutor; formas de diálogo; instrutor e estudante como praticantes do conhecimento profissional;, instrução do talento artístico e os obstáculos da aprendizagem. Esboça, assim, as principais características de um ensino prático reflexivo, aplicável à educação, para o talento artístico em outras profissões.

O “talento artístico” profissional refere-se aos tipos de competência de conhecer-na-ação e de reflexão na ação.

O conhecer-na-ação é um tipo de conhecimento tácito e espontâneo, sem deliberação consciente. Na ação, as situações se apresentam de forma inesperada, gerando a surpresa. Essa surpresa leva à reflexão dentro do presente-da-ação. A reflexão é consciente, ainda que não precise ocorrer por meio de palavras. A reflexão-na-ação surge, então, por meio de situações surpresas e inesperadas e tem uma função crítica, questionando a estrutura de pressupostos de conhecer-na-ação. A reflexão-na-ação tem uma imediata significação para a ação.

O conhecer-na-ação e a reflexão-na-ação fazem parte de um processo que pode ser desenvolvido sem que se precise dizer que se está fazendo.

Nesse processo, o profissional desenvolve o talento artístico reflexivo, construindo o ensino prático reflexivo.

Para Schön, ficou muito claro que o bom profissional, os grandes arquitetos, não usavam os pacotinhos fechados do conhecimento, mas usavam certos conhecimentos teóricos para resolver a situação. O diálogo com a situação é que dava condições para a resolução do problema. As situações singularizadas são incertas, inseguras e únicas.

Os textos em si desenvolvem uma visão geral do “ensino prático reflexivo” voltado para ajudar os estudantes a adquirirem os tipos de talento artístico, conhecer-na-ação e reflexão-na-ação, essenciais para a competência em zonas indeterminadas da prática. O autor argumenta que as escolas profissionais devem repensar tanto a epistemologia da prática quanto os pressupostos pedagógicos sobre as quais seus currículos estão baseados e devem adaptar suas instituições para acomodar o ensino prático reflexivo como um elemento-chave da educação profissional.

Os estudos de Schön valorizam o conhecimento tácito do profissional, fazendo-o refletir sobre o por quê ensina como ensina. Ressalta a necessidade de se resgatar o aspecto intuitivo do profissional quando enfrenta situações conflituosas e incertas.

As contribuições de Schön baseiam-se em desenvolver uma crítica ao modelo da racionalidade técnica e uma reflexão sobre a racionalidade prática.

Com esses estudos, Schön nos convida a desenvolver e a aprofundar, de forma crítica, a construção do conhecimento de nossa área de atuação.

Referência:

SCHÖN, Donald A . Preparando os Profissionais para as Demandas da prática e Ensinando o Talento Artístico Através da Reflexão-na-Ação. In: _______. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre, Artmed Editora, 2000, caps. 1 e 2.



Um comentário:

  1. Dona da postagem, por acaso você tem esse livro em PDF para me passar?

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