Março/2015
Mosaico | Edição 215
13% dos alunos de escola pública entre 6 e 16 anos sofrem de algum tipo de transtorno psiquiátrico
Os principais distúrbios identificados foram Transtorno de Ansiedade e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Marina Kuzuyabu
Uma pesquisa realizada com aproximadamente 1,7 mil alunos de escolas
públicas, com idades entre 6 e 16 anos, mostrou que 13% deles sofrem de
algum tipo de transtorno psiquiátrico. Os dados estão descritos no
Estudo epidemiológico sobre a saúde mental do escolar brasileiro,
realizado por pesquisadores do Instituto Nacional de Psiquiatria do
Desenvolvimento para Infância e Adolescência (INPD), entre os quais o
psiquiatra Jair de Jesus Mari, da Universidade Federal de São Paulo
(Unifesp). De acordo com o especialista, os principais distúrbios
identificados foram: Transtorno de Ansiedade, que apresentou uma
frequência de 7%, e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
(TDAH), presente em 4,5% dos estudantes analisados. Entre os alunos
identificados com algum transtorno, a equipe de pesquisadores constatou
que uma parcela mínima, 19,8%, foi atendida por um profissional da saúde
nos últimos 12 meses. "Toda condição de saúde mental pode impactar o
aprendizado, sendo que há uma forte constatação de prejuízo do
rendimento escolar associado ao TDAH. A identificação precoce, o
adiamento ou até a interrupção da psicose, ou ainda a redução do período
ativo, podem contribuir para um prognóstico futuro melhor. Por isso,
precisamos buscar um modelo de saúde mental que priorize mais atenção à
fase da adolescência", aponta o médico ao chamar a atenção para a
necessidade de criar políticas públicas de saúde que ''''dialoguem''''
com o universo escolar. Segundo ele, um diagnóstico preciso, associado
ao uso racional de medicação, e intervenções psicológicas adequadas
podem "mudar o rumo de crianças com dificuldade de aprendizagem".
Nenhum comentário:
Postar um comentário